As Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação do Governo de Confresa, em parceria, promovem ações em prol do Setembro Amarelo, o mês de prevenção e combate ao suicídio.
Palestras estão sendo realizadas desde o final do mês de agosto em escolas, empresas e entidades do município, nas quais, os profissionais falam a respeito dos transtornos mentais, dependência de álcool e drogas, causas e mitos acerca do suicídio, e ainda sobre como preveni-lo.
Nas escolas, o bate-papo é feito em maior escala com os professores, para que eles multipliquem a temática com os alunos e confeccionem trabalhos.
No dia 28 de setembro, o mês de ações será finalizado com uma eata na Avenida Centro-oeste e apresentações de trabalhos a respeito no Camilão.
Com o tema “você não está sozinho”, o Governo Municipal volta às suas atenções durante este mês aos transtornos psicológicos que podem afligir a população.
SETEMBRO AMARELO
Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
CENTRO DE VALORIZAÇÃO À VIDA
Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. A ligação é gratuita apenas discando o 188.
Em Confresa, os moradores que perceberem sinais e sintomas de transtornos psicológicos devem procurar qualquer um dos PSFs e, após consulta com o médico responsável, serão encaminhados para os psicólogos da rede.