Todas as áreas do município receberam investimentos expressivos no ano de 2022
Elevado à categoria de município com a denominação de Confresa, pela lei estadual nº 5908, de 20 de dezembro de 1991, o município comemora nessa terça-feira (20) mais um ano de história.
A primeira denominação do núcleo de povoação que originou o município de Confresa foi Vila Tapiraguaia, uma fusão dos termos Tapirapé e Araguaia. Tratava-se de referência geográfica aos Rios Tapirapé e Araguaia, tributários formadores da Bacia do Tocantins.O termo Confresa é referência à Colonizadora Frenova Sapeva. Com o ar do tempo, a Vila Tapiraguaia foi mudando de nome. As pessoas chamavam o local de Confresa, numa alusão à colonizadora, consolidando essa denominação, que foi posteriormente acatada oficialmente.
Em 2022 comemora-se 31 anos de emancipação, sendo inicialmente membro dos municípios de Santa Terezinha, Luciára e Porto Alegre do Norte.
Até 2018, a data foi tratada como feriado municipal, mas após um ajuste sobre datas comemorativas no município, que trataram também o dia da mulher, dia da consciência negra e dia do evangélico, o dia da Emancipação Política de Confresa foi alterada para ponto facultativo.
O ano de 2022 foi marcado por diversos investimentos feitos pelo Governo Municipal em vários setores, como na infraestrutura, com pavimentação asfáltica e galerias em bairros como Saúde, Morada Nova e Jardim do Éden. Na área da saúde, são destaques as cirurgias feitas por videolaparoscopia e os novos equipamentos adquiridos como raio-x e mamografia.
A cultura está sendo marcada pelos eventos pós-pandemia e cursos provenientes de Leis como Aldir Blanc, gratuitos e formam moradores de Confresa nas mais diversas áreas.
Fonte: Sec. de Governo
Autor: Setor de Comunicação
Local: Confresa MT